sábado, 16 de janeiro de 2016

COMO FAZER A FRUTA SECA EM CASA



fruta-secada-jarros


Para fazer a fruta seca em casa, ou seja, scar os frutos, você não precisa de um secador: conhecendo algumas dicas e truques, na verdade, você pode alcançar o objetivo em uma maneira mais simples e mais conveniente. A secagem, por outro lado, não é apenas um procedimento que visa melhorar o sabor dos alimentos, mas também é um excelente método de conservação, que além disso é natural e ecológico, já que não causa possíveis alterações que resultam dos processos de preservação industriais. Se você pensar, então, aos preços caros das frutas secas no supermercado, não é difícil adivinhar por que é vantajoso usar uma secagem caseira.
A secagem solar, em particular, tem uma vantagem dupla: por um lado, é completamente grátis, e do outro lado não exige o consumo de energia (em contraste com o que aconteceria, por exemplo, usando um secador ou um forno convencional, que viram fundamentais com o céu nublado, quando você obviamente não pode contar com o sol). Uma vez secada, a fruta para poder ser armazenada durante um longo período de tempo deve ser colocada em frascos de vidro hermeticamente fechados. Vale destacar que o processo de secagem pode ser realizado não só com a fruta, mas também com os vegetais: a ausência de açúcar, óleo, vinagre ou sal permite de não afetar o sabor, pois o processo de secagem simplesmente prevê a eliminação da água dos diferentes alimentos. Em maior detalhe, entre os frutos que podem ser secados temos figos, ameixas, damascos, maçãs, morangos, abacaxi, cerejas, amoras, peras, morangos-silvestres, laranjas e bananas. Também os cogumelos podem ser secados (independentemente do seu tipo), bem como ervilhas e feijões (mas mais geralmente todas as leguminosas, incluindo feijão e lentilhas).

Quanto aos vegetais, a secagem pode ser realizada sobre as pimentas, alho-poró, pepinos, cenouras, abobrinha, pimentão e pimentas. Há mais: mesmo as ervas secas são particularmente saborosas: por exemplo a salsa e o alecrim, mas também sálvia e manjericão, sem esquecer do orégano, cebolinha, louro e tomilho.
Para secar a fruta no sol, você não deve fazer nada além de aproveitar das altas temperaturas do verão: os frutos devem ser colocados em locais expostos a raios do sol diretos, desde que sejam ventilados e, acima de tudo, secos. Acima de 30 graus a secagem é mais simples e mais rápida, enquanto que a taxa de humidade não deve ser superior a 50%.

secagem-forno-2
À noite, é claro, os frutos devem ser coletados e colocados longe de possível mau tempo, bem como da humidade: depois que escurecer, em conclusão, você tem que colocá-los em um ambiente interno.
Falando dos suportes que podem ser usados, os melhores são os painéis de metal ou as grelhas de aço inoxidável, pois em contato com os alimentos não comprometerão o conteúdo de vitaminas que os caracteriza. Não tenha medo, no entanto, de possíveis invasões de insetos: se você vive em lugares onde moscas e mosquitos são comuns, basta usar umas redes finas que devem ser colocadas sobre os produtos, que irão funcionar como normais redes mosquiteiras.

secagem-2
Uma alternativa para o sol, especialmente quando o céu é nublado, pode ser o forno: a secagem em forno deve ser realizada com uma temperatura não superior a 60 graus, e não inferior do que 40 durante pelo menos 4 horas (não mais do que 12). Mais uma vez devemos prestar muita atenção para a ventilação, para garantir que o fruto não queime no forno: se não for disponível a ventilação do aparelho, é suficiente manter a porta um pouco aberta.

showdedicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário