segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Bife com molho de limão e grão-de-bico



'Cozinha Prtica com Rita Lobo' - Ep. 12 - Bife com molho de limo e gro-de-bico (Foto: Ricardo Toscani )

Rita Lobo ensina a fazer o molho e limpar a panela ao mesmo tempo




Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: serve 1 pessoa
Nível de dificuldade: fácil 

Para preparar o grão-de-bico:
Ingredientes:
3⁄4 de xícara (chá) de grão-de-bico (meia lata)
1⁄2 cebola
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de açúcar
1⁄2 colher (chá) de páprica doce
1 pitada de cominho em pó
Sal (a gosto)

Modo de preparo:
Sob água corrente, passe o grão-de-bico por uma peneira. Deixe escorrer bem. Enquanto isso, use uma tábua para descascar e cortar a cebola em metades e as metades, em fatias de 0,5cm.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando esquentar, junte o azeite e a cebola. Tempere com uma pitada de sal e açúcar e refogue sem parar de mexer por cerca de 3 minutos. Faça isso até dourar.

Junte o grão-de-bico, a páprica e o cominho e misture. Deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira para uma tigela e reserve a frigideira para o preparo dos bifes.

Como fazer o bife:Ingredientes:
2 bifes de contrafilé
1 colher (chá) de azeite
1/3 de xícara (chá) de água
Raspas de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de caldo de limão-siciliano
1 colher (sopa) de manteiga gelada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
1 maço de agrião baby

Modo de preparo:Antes de começar o preparo do bife, coloque a manteiga no congelador. Além disso, lave, seque e reserve o agrião.

Tempere os bifes com sal e leve à frigideira em fogo alto. Quando aquecer, junte o azeite e, assim que começar a soltar uma fumacinha, coloque os bifes. Deixe dourar, sem mexer, até que se soltem do fundo da frigideira. Isso deve levar cerca de 2 minutos.

Desligue o fogo, transfira os bifes para uma travessa e cubra com papel-alumínio.

Leve a frigideira ao fogo alto novamente, regue com água e raspe com uma espátula. É preciso soltar todo o queimadinho que se formou no fundo da panela, pois é ele que dá o sabor do molho. Quando o fundo estiver limpo e o caldo bem escuro, abaixe o fogo, misture o caldo de limão e deixe cozinhar por 2 minutos.

Desligue o fogo (sim, desligue!), junte a manteiga gelada e faça movimentos circulares com a panela. Assim, a manteiga emulsifica e engrossa o molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Despeje sobre o bife e finalize polvilhando com as raspas de limão-siciliano. Sirva o bife acompanhado da salada de agrião e do grão-de-bico.

gnt.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário