sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Berinjela Gratinada com Queijo Branco





Eu sou suspeita pra falar sobre a berinjela, pois desde criança quando eram pouquíssimos os legumes que eu aceitava comer a berinjela estava lá, firme e forte no meu cardápio. Minha mãe, que sempre foi uma cozinheira de mão cheia e ainda é, ficava inventando mil e uma receitas com os legumes para tentar nos fazer comer. O meu prato preferido até os 7 anos de idade era arroz, feijão, ovos mexidos e carne de hambúrguer (pois é)…mas mamãe foi uma heroína e me salvou da obesidade, com sua persistência conseguiu me ensinar a comer direito e hoje sou apaixonada por praticamente todo o reino vegetal. E a berinjela, ah, ela continua no meu coração, principalmente por ser muito versátil além de deliciosa. E durante a dieta semanal a berinjela é muito bem vinda, por ser pouquíssimo calórica e cheia de vitaminas, inclusive ajuda a combater o colesterol. Uma das formas que eu mais gosto da berinjela é assim, assada. Desta vez eu fiz com tomates e gratinei com queijo branco, ficou uma refeição levinha e deliciosa. Já fiz a receitinha outras vezes, mas esta foi a primeira vez que tive tempo de fotografar e trazer pra vocês:
Berinjela Gratinada com Queijo Branco
(rende 4 porções)
Ingredientes:
1 berinjela grande lavada e cortada em cubos
1 lata de tomates pelados com o suco
2 dentes de alho picadinhos
1 punhado generoso de salsa fresca picadinha
10 fatias de queijo branco
1 fiozinho de azeite extra virgem
pimenta à gosto
flor de sal
Modo de Preparo: Em uma assadeira antiaderente acomode os cubos de berinjela e tempere-os com alho, pimenta e flor de sal. Cubra com os tomates pelados juntamente com seu suco. Misture delicadamente até que todos os cubos de berinjela estejam embebidos pelo suco de tomate. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (220°) por 15 minutos. Depois de 15 minutos retire a berinjela do forno, salpique salsa fresca picada e finalize com a camada de queijo branco fatiado. Sem recolocar o papel alumínio retorne a berinjela ao forno por mais 15 minutos. Desligue, regue com um fiozinho de azeite e sirva com salada, carnes grelhadas ou arroz integral.
Bom Apetite!
Fabiana Pinfildi


Nenhum comentário:

Postar um comentário