sábado, 26 de julho de 2014


Passo a passo


PAPs


Como fazer Patchcolagem - PAP


Olá amigas,
algumas pessoas têm me perguntado sobre a maneira como faço as aplicações de bordado nas almofadas, então atendendo a pedidos eu resolvi fazer um passo a passo de como "eu" faço a aplicação. Aprendi pesquisando na net, em blogs, sites e revistas. Não sou expert em bordado, pelo contrário gostaria muito de saber mais mas o que estou aprendendo também estou compartilhando. Se deu certo para mim, vai dar certo para alguém, certo?
Existem muitos tutoriais e paps na net, alguns em vídeos no You Tube muito bom. Este pap que apresento, repito, é a maneira como eu faço e consigo um resultado que me satisfaz ok?
Então vamos lá fazer Apliqueé, Patchcolagem ou aplicação com tecido, o nome que preferir.

Primeiro separe o molde que será usado, eu tenho alguns no meu álbum do Picasa, no final do post tem um link. Eu usarei um molde na bonequinha Sunbonnet que encontrei na net, não sei a autoria. É importante ter um molde para servir de guia na hora de montar a aplicação no tecido da almofada ou onde queria aplicar. Esta maneira pode ser feita com qualquer desenho, basta seguir as etapas certinhas.


O material necessário:
Tecidos 100% algodão (variados) que combinem as cores e estampas entre si.
Papel termocolante
Alfinetes, ferro para passar roupa,
Tecido que será usado para fazer a almofada (usei fustão 35cm x 35 cm)


Passo 1 -
 Recorte os moldes das partes do desenho, como na foto acima, observando as partes pontilhadas do molde que devem ser deixadas uma beiradinha maior para ser colada depois na hora de montar o desenho.


Passo 2
Fixe com alfinetes o molde no tecido. Cada molde no tecido correspondente que separou. Deixe uma pequena sobra de tecido ao redor do molde, mais tarde faremos o recorte certinho. 

Passo 3
Abra o papel termocolante com a parte brilhante para cima, prenda com alfinetes o moldes do tecido que acabou de recortar. Faça isso com atenção para não desperdiçar o papel termocolante, é caro, cada pedacinho é importante. Tente encaixar as peças para não haver muitas perdas.


Passo 4
Depois que recortar todas as peças no papel termocolante pode retirar os moldes de papel comum. Use  alfinetes no avesso do tecido , ou seja, no papel como mostra a foto abaixo, pois teremos que usar o ferro em cima da parte com o papel.
 
Passo 5
Prepare a tábua de passar roupa, use um pano para forrar ou papel absorvente pois as vezes o excesso de cola do termocolante fica na tábua e pode sujar o ferro.

Posicione o molde recortado no termocolante com a parte do tecido para baixo e deite o ferro sobre o papel na parte lisa. Não esfregue, deite o ferro por um ou dois segundos e passe delicadamente de dentro para fora. Veja se a ponta do molde está bem fixado com a cola como na foto abaixo, se não estiver aguarde um pouquinho e tente de novo.  

Passo 6
Depois que fizer isso em todas as partes , refixe os moldes de papel comum para poder recortar o molde no tamanho exato.

Veja todas as peças devidamente recortadas no papel termocolante.

Passo 7
Vamos começar a montar o desenho.
No caso da bonequinha eu primeiro monto o avental por cima do vestido.

Retire o papel adesivo que protege a cola do avental , observe que fica um lado como se tivesse uma gelatina, isso é a cola que só funciona quando usamos o calor do ferro, portanto pode montar a peça em cima do tecido, experimentar a posição e só depois então use o ferro.
Obs: Não esqueça de olhar o molde original para saber a posição certinha de cada parte.

Depois que  marcou a posição certinha do avental, coloque a parte com a cola por cima do vestido e deite o ferro quente (Atenção: não pode ser quente demais senão estraga a cola e nem muito frio senão não cola) Não esfregue o ferro, deite sobre a peça por um segundo ou dois e passe sempre puxando levemente e no sentido do meio para fora.
Passo 8
Agora que já montamos a peça principal da bonequinha que é o vestido, vamos partir para fazer a aplicação do bordado no tecido que será a capa da almofada. Retire o papel adesivo que protege a cola do vestido e monte no centro da capa. Eu usei o piquê casa de abelha na medidas de 35cm x 35 cm.

Lembre-se que a cola só cola com o calor do ferro, portanto pode experimentar a posição sem medo.
Obs.: Não  esqueça de colocar o pezinho da bonequinha por baixo do vestido antes de passar o ferro quente. É importante sempre observar os detalhes do molde.

Veja sempre se o tecido está bem colado, se precisar ajeitar levante levemente enquanto está quente e passe o ferro de novo sempre de dentro para fora.

Passo 9
Repita o mesmo procedimento para as outras partes do desenho da bonequinha. Antes de colar o bracinho posicione a mãozinha no lugar certo e só depois passe o ferro.
 
A mesma coisa com o chapéu, observe a posição certa no desenho original, posicione e passe o ferro para colar.

Passo 10
Vire o tecido do avesso e passe o ferro em toda a extensão do desenho. Pronto, nossa bonequinha está devidamente aplicada na capa da almofada.
Desse ponto em diante entra a parte de casear ao redor de toda aplicação para dar mais durabilidade a aplicação e evitar que as bordinhas  se desfiem. Pode-se fazer isso a mão ou a máquina, eu faço a mão com linha para bordar Corrente (2 fios).


Considerações:
* Existe papel termocolante nacional e importado, comece pelo mais barato, treine em pequenos imagens até pegar o jeito.
*Tenha atenção ao uso do ferro sempre. Calor demais estraga, calor de menos não funciona. Treine!
*Pode usar cola para tecido? Pode, mas o resultado não é igual, tem que se ter muito cuidado com a cola pois pode aparecer no tecido, as vezes fica a impressão que está manchado. Se for usar cola tem que esperar secar entre uma aplicação e outra.
*Use sempre tecido algodão, tecido sintético pode enrugar com o calor do ferro.
*Guarde sempre os desenhos que usou com os moldes recortados com um clips, vc nunca sabe quando precisará deles.

Você deve estar pensando: "Que trabalheira!" rsrsrs
É mesmo, essa é a maneira que eu gosto de fazer, outras pessoas podem fazer de outras maneiras talvez até mais simplificadas mas eu gosto de fazer deste jeito, cumprindo cada etapa porque o resultado fica bom, durável e delicado.
Espero que este passo a passo ajude alguém!

Link do álbum com vários riscos: Riscos para bordado




P.S. Abaixo o modelo que a Sandra fez seguindo o meu  PAP. 
Achei muito lindo e por isso deixo registrado aqui. 
O blog dela é o  Artes da Sandra , depois passem por lá.
Obrigada Sandra por fazer e compartilhar conosco.











flormosuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário