sábado, 28 de junho de 2014


Farmacinha zebra - Passo a passo

Essa foi uma das peças mais trabalhosas que já fiz. Ela tem MUITOS detalhes, mas para quem estiver inspirada, vale a pena.
Enjoy!

1. Lixe toda a peça para tirar as farpas, irregularidades e ásperezas.


2. Vi uma professora de artesanato ensinar que a goma laca impermeabiliza a madeira e que era muito bom para lugares úmidos. Algumas peças que fiz, como minha casa é MUITO úmida, emboloraram. Por isso empermeabilizei essa peça para testar. Daqui uns meses conto para vocês se resolveu o problema de bolor. Se funcionar, fica a dica para as peças de banheiro, por exemplo. O MDF absorve muita umidade.

Enfim, empermeabilize TODA a peça, sem se esquecer de nenhum cantinho, tá?


3. Dê uma demão de base acrílica em toda a peça. Agurde cerca de 20 min. para a secagem ou acelere com secador.

4. Depois de seca, lixe toda a peça. 

ATENÇÃO: Não lixe com força, arranhando a tinta. Lixe apenas para tirar a áspereza que a primeira mão de base deixa na peça. Lixe em movimentos cirulares e muito leves.

Em seguida, dê mais 3 demãos (isso mesmo, 3! Trabalhar com tinta branca em áreas grandes dá muito trabalho) de base acrílica branca.

5. Após a secagem da base, dê dua demãos de tinta PVA branca em toda a peça.

6. Essa é a caixa 'pronta'.
7. Aplique cola permanente no verso do stêncil de zebra. espere a cola atingir o ponto de "mordência" que é quando a cola está grossa, quase secando, porém grudando no dedo.


8. Com um pano seco, localize o stêncil e pressione de forma que nenhuma parte do plástico fique suspensa, ou a tinta pode vazar e fazer pequenos borrões.

A cola permanente é solúvel em água e removida com água raz (segundo a embalagem). Mas ainda acho que a melhor maneira de preservar os pincéis é lavando-os em água (quando o produto for a base de água) o mais rápido possível. Assim você conservará seus pincéis por muito mais tempo.

9. Previna acidentes colanto fitas crepe em torno do stêncil.


10. Com o pincel chato (ou um batedor de stêncil) pegue uma quantidade generosa de tinta preta e bata com vontade em toda a área a ter o desenho transferido. Posicione o pincel a 90º.


11. Na parte debaixo da tampa o processo é o mesmo. Localize o centro da peça antes de posicionar o stêncil e faça um PEQUENA marca com um lápis ou lapiseira.

12. Repita o processo do stêncil superior


13. Agilizar a secagem com secador evita que a tinta borre na hora de tirar o stêncil, mas não seque completamente ou a tinta pode rachar e fica mais difícil de lavar o stêncil.

Ah, lave o stêncil imediatamente, retirando facilmente a tinta e a cola permanente.

Resultado:



Veja os inevitáveis e insuportáveis borrões.


14. P.A.C.I.E.N.T.E.N.M.E.N.T.E. retoque os maiores borrões com um pincel liner. Como a tinta é preta e o fundo branco, para esconder os borrões são necessárias duas ou três demãos de tinta.



15. Esqueci de colocar fita crepe nas laterais, por isso, lembre-se desses detalhes antes, assim você poupa trabalho.


Resultado:


16. Se a sua peça for como essa, o stêncil não terá largura suficiente, por isso, com um lápis desenhe a continuidade das listras.



Resultado:


17. Novamente, use o pincel liner P.A.C.I.E.N.T.E.M.E.N.T.E. para preencger as listras desenhadas.



Resultado:

18. Dê 2 demãos de base acrílica na placa da sua farmacinha. Use um pincel chato bem pequeno tanto para pintar as letras como para preencher as laterais das mesmas.



Não precisa se preocupar com a parte de trás da peça.


19. Após a secagem da base dê uma demão de tinta PVA branca e retoque as laterais das letras.


20. Pincele cola branca comum em toda a placa, inclusive nas reentrâncias e despeje glitter prateado sobre ela. Faça uma "montanha" de glitter e afunde as letras nela, assim as laterais ficarão bem preenchidas também.

21. Recorte as borboletas com a tesoura cegonha.


22. Antes de colar as imagens teste seu posicionamento e, quando decidir, fotografe, para não esquecer como tinha planejado a montagem. Recomendo que você deixe a preguiça de lado e recorte mais imagens do que as que pretende usar. Isso lhe dará muitas possibilidades.

23. Com a cola para découpage, posicione a borboleta, segure uma asa e aplique a cola em baixo de outra, assim a borboleta não ficará torta nem sairá do lugar.


Resultado:
24. Envernize a parte interna e externa da caixa.


25. Reponha as antenas da borboleta com tinta marrom.

26. Aplique o verniz base nº1 nas laterais da caixa e aguarde secar por duas horas. (recomendações do fabricante)


27. Misture ao craquelador tinta PVA branca para colorir o efeito.


Pus uma camada generosa de produto, o que funcionou no sousplat, mas não sei por que meu craquelê não deu certo. Enfim, segui as recomendações da embalagem.
28. Coloque pequenas gotas de cola para madeira no verso das letras. Não ponha muita cola, ou na hora em que você apertar ela vazará.
29. Faça pontos de luz na borboleta e desenhe um pesponto nas bordas da tampa com a tinta relevo prata.

PRONTO!!!
Tô meio arrasada por causa do craquelê que falhou, se algué souber o que fiz de errado aceito sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário