sábado, 28 de junho de 2014

Cookies com Chantilly



Vamos lá pessoal:



1-Quando comprei essa bandeja e não me atentei a um detalhe: As pernas dela não se soltam para que você possa executar sua arte com mais facilidade, o que me deu bastante trabalho para pintar a parte de baixo da bandeja. Quando você escolher a sua fique atento a esse detalhe.



2- Recorte as imagens da arte francesa antes de iniciar a pintura da peça. Pelo menos pra mim, nessa ordem fica menos cansativo do que queimar (pintar de branco) toda a peça e depois ainda ter que recortar milhões de pedacinhos.

Escolhi o papel "Açucarados" da Daiara artes.

3- Também evite adquirir peças que estejam com o preço colado com etiqueta, ela nunca descola completamente e estraga a peça, prefira marcenarias que escrevem o preço à lápis, assim é só passar uma borracha.

Nesse caso precisei lixar a etiqueta até ela sair


4- Lixe toda a peça para retirar farpas e imperfeições.


5- Nas partes ásperas apliquei Aquabase madeira da Daiara, que promete deixar partes arredondadas mais lisas (normalmente essas partes ficam com farpas e ásperas), mas achei que o resultado não foi satisfatório, pelo menos não foi o que eu esperava, mas a peça ficou um pouquiiiiinho mais lisa.


Aguarde a secagem e passe um lixa para tirar a 



6- Pinte toda a peça de branco. Pode ser tinta acrílica fosca, tinta PVA ou base para artesanato. O que você preferir ou tiver a mãos.

7- Após a secagem da 1º demão da parte externa você já pode iniciar a pintura com a cor que preferir. Aqui escolhi a cor ROSA BOMBOM da Daiara e AMEI essa cor!!! Na parte interna, onde foi feita a arte francesa dei duas demãos de branco. A cobertura dessa tinta é muito boa.

Faça um teste com a figura onde ela será colada para ver se as cores estão em harmonia.


8- É importante que o fundo não tenha muitas manchas, pois, mesmo com a pasta para modelar o fundo pode aparecer. Preocupe-se sempre com um acabamento impecável.


9- Encontre o centro da peça, para fazer a decoupage corretamente, e o centro do papel também.

10- Aplique cola específica para decoupage ou cola gel para colar a imagem.

Localize o centro da folha, levante um lado, passe a cola e com a ajuda de um pano macio faça movimentos de dentro para fora para colar a imagem retirando qualquer tipo de ruga ou bolha. Depois repita a operação do outro lado da imagem
11- Optei em fazer uma peça que desse vontade de comer. Que tivesse um toque divertido e suculento, como são os "Açucarados". Para isso optei em trabalhar com a pasta para modelar para imitar o efeito de chantilly, bem apetitoso.

Com uma espátula faça movimentos circulares como quem faz a cobertura de um bolo. Gosto do efeito bem bagunçado, que lembra as coberturas de bolo da minha mãe.


Faça todo o contorno da imagem sem passar por cima dela.


Resultado:



12- Esse é o kit para iniciar a arte francesa. E.V.A., boleadores e fita banana.



13- Apoie a imagem sobre o E.V.A. e faça pressão com o boleador que possua o tamanho mais adequado a parte da imagem que será trabalhada. Onde a peça for funda passe o boleador do lado direito e onde a imagem for alta passe o boleador pelo avesso para atingir o efeito 3D necessário na arte francesa.


14- Na primeira camada use a fita banana para dar mais altura a imagem. Depois disso use ciola de silicone nas outras camadas. Vá boleando as partes da imagem que você acha interessantes terem mais volume.



15- É mais facil aplicar o silicone na imagem que será aplicada, assim você tem maior controle para não "afundar" muito a sobreposição garantindo o volume que desejamos.


Resultado:



16- Inicialmente eu só iria envernizar a parte externa de MDF, mas quando a pasta para modelar secou achei que ela ficou sem vida, não tinha o aspecto apetitoso do chantilly, por isso optei em dar uma camada de verniz brilhante sobre ela para parecer mais real.

Se você preferir também pode pintar a pasta com tinta branca antes do verniz, para deixá-la ainda mais convincente.


Não esfregue o pincel por a pasta quebra, como um gesso. Apenas aplique LEVEMENTE o verniz, com muito cuidado para não quebrar as pontas do seu chantilly.



17- Envernize toda a peça por fora também.


18- A limpeza correta dos pincéis é muito importante para conservá-los. Descobri que a melhor maneira de limpá-los é usar solventes da mesma marca que o verniz. Aqui, como usei verniz "Gato Preto" utilizei Águarraz da mesma marca para limpar o pincel.



Se você, assim como eu, prefere despejar o verniz no godê antes de aplicá-lo limpe a boca da embalagem com a águarraz, caso contrário a tampa colará no gargalo e você nunca mais conseguirá abrir o seu frasco de verniz.


19- Limpe muito bem o vidro porque se ele ficar com alguma sujeira do lado de dentro após a colagem você não conseguirá mais limpá-lo. Seque com um papel toalha ou guardanapo, panos deixam fiapos de algodão.

20- Use o silicone para colar o vidro porque, caso um dia ele quebre, para desmontar a peça é só cortar o silicone com um estilete. Coisa que não seria tão simples de fazer com o vidro preso por cola de madeira.

Detalhe do silicone:

Quase no fim!
21- Aguarde a secagem do silicone e coloque a moldura do acabamento da bandeja sobre o mesmo.


tramasepinturas

Nenhum comentário:

Postar um comentário