domingo, 4 de novembro de 2012

Qualidade de Vida



Substitua o sal por temperos e evite a retenção de líquido e o inchaço



Cuidado ao consumir sal! Em excesso, ele pode contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças, como a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares, a osteoporose e a sobrecarga renal. Também pode causar retenção de líquido e inchaço e, com isso, o aumento de peso.
Para evitar todos esses problemas, o jeito é manter o sal fora do prato ou diminuir sua quantidade nas receitas. Outra alternativa é trocá-lo por condimentos. “Especiarias naturais são excelentes opções para substituição do sal. Realçam o sabor, o aroma e a aparência dos alimentos, melhoram a digestão e são fontes de vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes”.

Veja aqui cinco temperinhos que irão ajudá-la a se manter bem longe do sal:
• Alecrim. Essa erva aromática combina com legumes, arroz, sopas e omeletes. Além de perfumar o prato, melhora a digestão. Experimente!
• Orégano. Coloque umas pitadinhas em molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates. É um ótimo antifúngico.
• Louro. Essa folhinha é muito utilizada em sopas e feijão. Você sabia que ajuda a aliviar a  flatulência?
• Manjericão. É usado em diversos pratos com molhos de tomate, tortas, pizzas e saladas. É muito saudável, pois é digestivo, diurético, fortificante e antigripal.
• Salsa. Folhinhas desidratadas ou frescas, elas dão um toque especial a vários pratos. E tem mais: elas contêm grande quantidade de bioflavonoides e monoterpenos, substâncias anticancerígenas.
M de Mulher



. coentro. Usado no feijão, em molhos frios com iorgute, molhos de tomates e em peixes. Também   pode ser usados em saladas. Tem propriedades digestivas, calmantes, além de possuir efeito afrodisíaco.

Temperar saladas, com limão ou vinagre de maça, azeite e ervas bem picadas. Se gostar de molhos frios em saladas, elimines os prontos, substitua pelos caseiros de iorgute e ervas aromáticas.

Veja receita de molho de coentro da nossa amiga: Alessandra Rigazzo.



Molho de Coentro  



Para fazer o molho vai precisar:




1 pote de iogurte natural.
1\2 maço de coentro.


Bater tudo no liquidificador. Coloque num pote de vidro com tampa e guarde na geladeira.

Pode substituir o coentro por outra erva que goste. Como o hortelã, para servir em peixe, batata e kibe. Fica muito bom! 

Alessandra Rigazzo
Tomando uma cháveca de chá

Nenhum comentário:

Postar um comentário