terça-feira, 6 de novembro de 2012

QUALIDADE DE VIDA


Para quem gosta de dicas saudáveis. Mais uma que adorei...


O que é Chia

A chia é o queridinho do momento! Depois do sucesso da quinua, da linhaça e do amaranto, a Chia parece ter atributos para atingir o primeiro lugar no ranking dos alimentos funcionais.



Visualmente parece o gergelim preto, mas não tem sabor, nem odor e a sensação para o paladar, lembra as sementes de papoula!

Benefícios

Descobri que estamos falando da semente da sálvia, cultivada no sul do México, que a dose de grão recomendada é 1 colher de sopa por dia e que contém:


Potássio – mais que a banana
Ferro – mais que o espinafre
Cálcio – mais que o leite integral
Ômega 3 – muito mais que o salmão
Magnésio – muito mais que o brócolis

Além de tudo isso, é rica em fibras e proteínas e possui um alto poder antioxidante. Tem mais?  A chia tem a capacidade de absorver bastante água, o que prolonga a hidratação e a presença de minerais no organismo, segundo nutricionistas. Mais devido à elevada concentração de proteínas, pode facilitar o ganho de massa muscular. Para isso, o ideal é consumi-lo após a malhação. 


Já é recomendada em tratamentos e prevenção de doenças. Mas é importantíssimo citar que entre as complicações que podem ser amenizadas e prevenidas com os nutrientes desse grão, estão às doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama e outros tumores, controle da pressão arterial, colesterol, triglicérides, intestino preso e obesidade. Isso mesmo! Também é indicado na luta contra o excesso de peso.



Alguns profissionais recomendam ingerir 30 minutos antes das refeições, para auxiliar na perda de peso, pois, além de proporcionar sensação de saciedade, devido à quantidade de fibra e a formação de um gel no estômago pela absorção de água, seu poder anti-inflamatório trabalha contra o acúmulo de gordura.

A chia pode ser encontrada em casas de produtos naturais e algumas feiras, mas é provável que em breve esteja nas prateleiras dos supermercados também. 

Você pode acrescentar em qualquer receita, doce ou salgada, ao iogurte, as frutas ou a salada. O melhor de tudo é que seu grão não precisa ser triturado para que o seu organismo absorva todos os benefícios citados!

Agora uma receita com a sementinha do bem!

Um simples spaghetti integral pode dar um prato bem interessante.



 Spaghetti com Muzzarela, Abobrinha e Chia





Ingredientes: (2 pessoas)

200 gr de spaghetti integral (quem ainda não aderiu ao integral, experimente o integral Barilla que é quase igual ao comum).
1 abobrinha italiana pequena
Muzzarela ralada a gosto
Azeite extra virgem e temperos (cebola, alho e sal)
Grãos de chia para salpicar

Preparo:

Coloque o macarrão para cozinhar, lave bem a abobrinha e corte em tiras. Rale a muzzarela em tiras grandes e reserve. Numa frigideira coloque um pouco de azeite com os temperos, deixe dourar levemente, acrescente as tiras de abobrinha e um pouquinho de água. Deixe a abobrinha cozinhar, mas bem pouco, a ponto de ficar maleável, mas longe de desmanchar. Escorra o spaghetti já cozido, volte a panela, regue com um pouco de azeite e sal, misture e acrescente a muzzarela misturando bem. Com a muzzarela derretida, sirva, acrescente a abobrinha por cima, mais um pouco de queijo (se quiser) e finalize salpicando a chia!

O preparo é rápido e fica muito bom!!!

Estar bem melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário