domingo, 4 de novembro de 2012


Qualidade de Vida


Li essa reportagem, e quero compartilhar com vocês. Os benefícios são muitos.

6 benefícios que o consumo trás para a saúde




Chá Verde – 6 benefícios que o consumo trás para a saúde

O Chá Verde é obtido das folhas da planta Camelia sinensis. Suas propriedades são conhecidas há mais de 4000 anos pela medicina oriental. Nele encontramos algumas vitaminas, minerais e principalmente compostos fenólicos, que vêm despertando interesse científico.

Pesquisas demonstraram que os polifenóis presentes no Chá Verde são antioxidantes com um efeito até 5 vezes maior do que outras substâncias antioxidantes.

Veja alguns benefícios que o consumo deste chá pode fazer pela sua saúde:

Previne contra câncer

O chá verde contém grande concentração de EGCG, um poderoso antioxidante. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que quando produzidos em excesso, podem desencadear doenças como o câncer. Estudos têm demonstrado que a EGCG pode retardar o crescimento de células cancerosas. Também tem sido mostrado que seu consumo pode reduzir a reincidência de certos tipos de câncer.

Dica da nutricionista: a vitamina C melhora a absorção dos antioxidantes, para isso, esprema um limão ao chá. Isso ainda irá melhorar o sabor do chá.

Protege a saúde do coração

O EGCG também ajuda na redução dos níveis de colesterol total e LDL- colesterol. Ajuda a prevenir contra infarto e acidente vascular cerebral AVC, pois inibe a formação de coágulos sanguíneos. O consumo de chá verde também ajuda a reduzir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, deixando o corpo mais relaxado, o que também colabora com a saúde do coração.

Fortalece o sistema imune

O chá verde contém um aminoácido que ajuda a combater bactérias e melhorar a resposta imune. Pesquisadores japoneses descobriram, também, que o composto EGCG encontrado no chá verde, pode ajudar na prevenção e tratamento de alergias.

Previne contra artrite

O consumo diário de chá verde pode ajudar a manter as articulações saudáveis devido ao seu efeito antiinflamatório. Seu consumo pode, não só aliviar os sintomas da doença, como impedir seu surgimento.

Perda de peso

A cafeína presente no chá leva a um efeito termogênico, aumentando a temperatura corporal, e com isso, acelera o metabolismo, aumentando a queima de calorias. Os antioxidantes presentes no chá associados à cafeína, também ajudam a queimar mais calorias.

Protege seus dentes

O chá verde contém agentes que combatem bactérias responsáveis pela formação de placas. Dessa forma, ajudam a manter dentes e gengivas mais saudáveis. Além disso, ele “mata” bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Como consumir: 

A sugestão de consumo é de 3 a 6 xícaras ao dia. Pessoas sensíveis à cafeína devem evitar o chá.

Deve ser feito sob a forma de infusão e pode ser consumido na temperatura desejada. No entanto, não deve ser reaquecido, pois há perda de seus princípios ativos.

Dica da nutricionista: não adoce o chá com nenhum tipo de adoçante açúcar, mel, edulcorantes, pois podem atrapalhar a ação dos princípios ativos da planta. Se desejar, pode adicionar ao chá folhas de hortelã, sumo de limão, casca de laranja ou canela.

Inclua o chá verde no seu dia a dia e tenha uma melhor qualidade de vida!

Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde.



Suco de goiaba com chá verde e limão





Ingredientes

4 goiabas grandes, de preferência orgânicas
2 xícaras chá de água
¼ xícara de suco de limão, de preferência orgânico
4 colheres chá da folha de chá verde


Preparo

4 goiabas grandes, de preferência orgânicas
2 xícaras chá de água
¼ xícara de suco de limão, de preferência orgânico
4 colheres chá da folha de chá verde
Em uma tigela de vidro colocar as folhas de chá verde. Ferver a água e despejar sobre as folhas. Tampar e deixar em infusão por 3 minutos. Coar a erva e deixar esfriar. No liquidificador bater as goiabas o suco de limão e o chá verde. Servir gelado.

Rendimento: 02 porções

Valor calórico por porção: 54 calorias

A vitamina C presente nas frutas cítricas ajuda na melhor absorção dos antioxidantes presentes no chá verde. Os antioxidantes combatem os radicais livres retardando o envelhecimento precoce e evitando o aparecimento de doenças degenerativas.

Fonte: Thais Souza

Nutricionista da Rede Mundo Verde


Nenhum comentário:

Postar um comentário