segunda-feira, 2 de julho de 2012


QUALIDADE DE VIDA 









Os Absurdos da Beleza



Mas até onde vale a pena um sacrifício assim em prol da beleza?




Hoje em dia, mais do nunca, os meios de comunição contribuem para a busca de um "corpo ideal", fazendo com que mulheres de todas as idades assumam riscos irreversíveis para atingir essa beleza idealizada pela sociedade. Dieta da Lua, da Sopa, do tipo Sanguíneo, da Proteína, enfim... Você já deve ter ouvido falar dessas dietas ou até mesmo experimentado alguma delas. São famosas, pois garantem uma perda rápida de peso em tempo recorde.


Nutricionistas garante que não há milagres. "É tudo escolha e hábito. Nada que invente uma dieta diferente da ingestão de todos os grupos alimentares funciona, porque não é permanente, ou seja, até pode funcionar, mas não será a dieta ideal e nem terá estabilidade de peso", a chamada dieta "ioiô".


Tomar consciência sobre os limites que devem ser respeitados na busca pelo corpo ideal é fundamental para se proteger dos perigos desse processo de mudanças no nosso corpo. Além de dietas malucas, muitas pessoas recorrem à cirurgias plásticas para modificar o corpo. Porém a cirurgia plástica é indicada quando o profissional enxerga no paciente uma chance de melhoria. "Quando a pessoa se olha no espelho, não se aceita e tem uma auto imagem deteriorada, o médico não deve compartilhar desse distúrbio".


O que podemos garantir é que não há um corpo ideal a ser seguido ou almejado. A moda muda e o que era bom nos anos 90, por exemplo, não está mais no gosto dos brasileiros. Portanto, o mais saudável é se aceitar e buscar uma vida equilibrada e com bons hábitos. "O segredo é as pessoas se aceitarem como são e manterem uma alimentação saudável juntamente com prática de exercícios regulares. Caso haja necessidade de uma correção cirúrgica, não deixe de consultar se o seu médico é credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica".


E para você que ainda acredita em milagres, fica a dica.  "A alimentação faz parte de um conjunto de decisões para hábitos saudáveis dos quais a atividade física é fundamental. Milagres não existem. O segredo é disciplina e determinação".   



Veja qual a melhor forma de manter uma alimentação saudável, sem prejudicar seu emagrecimento:


- Faça de cinco a seis refeições por dia;
- Tome ao menos um copo de água por hora;
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes;
- Evite frituras e alimentos gordurosos, embutidos prontos;
- Limite a duas vezes por semana o consumo de refrigerantes;
- Use carboidratos integrais no lugar dos simples;
- Diminua o consumo de álcool;
- Evite fazer  as refeições rápido de demais, ao telefone ou assistindo à televisão.

Veran

Nenhum comentário:

Postar um comentário