quarta-feira, 18 de julho de 2012


QUALIDADE DE VIDA


Mundo melhor, para se viver




Dez atitutes que você pode ter para melhorar a qualidade de vida do planeta


Melhor para se viver


Os problemas e as consequências de atos coletivos impensados, como o aquecimento global, são alertas para a necessidade da mudança de hábitos. Como colaborar para criar um lugar melhor para se viver?


Confira as dez dicas de consumo Consciente:

 “Começar mudando pequenos atos do dia a dia pode ajudar a criar um novo estilo de vida, que preze mais por você mesmo, pelo outro e pelo planeta. Afinal, ações pontuais e esporádicas têm impacto reduzido. O que muda mesmo a vida nas cidades e no planeta são boas práticas repetidas ao longo da vida e por muita gente.”


Consuma energia com consciência

“Desligue todos os equipamentos que não estiverem em uso, procure utilizar luz natural sempre que possível e, na medida do possível e dentro de seu planejamento financeiro, troque seus equipamentos por outros mais eficientes. Sempre usar o bom senso no uso da telefonia, da internet, da TV e outras ações que demandam energia.”


Evite desperdício de comida

“Para as refeições, não desperdice nas compras e no preparo. Assim evitamos sobras e comida no lixo.”


Planeje as compras

“Faça um planejamento prévio do que comprar, a boa e velha listinha. Comprar realmente o necessário, ler os rótulos atentamente e não se ligar apenas no preço e na marca. Busque informações sobre toda a cadeia produtiva do bem, a história do produto e das empresas envolvidas no processo.”


Transporte consciente

“Vá ao trabalho a pé ou de bicicleta. Se for de carro, dê carona e procure abastecer com o combustível que tiver o menor impacto ambiental. Se o transporte coletivo for a opção, trem ou metrô também causam menos impacto."


Pesquise sobre a marca

“Vista roupas de marcas de procedência conhecida."


Não caia no “marketing verde” e “marketing social”

“Procure informações sobre as práticas de responsabilidade socioambiental da empresa. Veja se ela faz mesmo o que fala. Se ela não fizer, documente a história e ponha na internet. Youtube, orkut, facebook e twitter são hoje canais eficientes de protesto."


Doe

“Faça um inventário do que tem e não usa mais. Doe esses produtos ou participe de feiras de trocas.”


Não deixe os aparelhos em stand by

“Não é só aquela luzinha que você vê no painel, há um circuito que mantém o aparelho em stand by e também consome energia. Desligue no botão liga-desliga ou tire da tomada.”


Não desperdice água

“Escove os dentes com a torneira fechada e utilize uma quantidade consciente de pasta de dente, da qual deve sempre procurar saber a origem. Hoje já existem pastas de dente sustentáveis, sem o uso de sacarinas, corantes artificiais, abrasivos, parabenos e flavorizantes artificiais. Reduza o tempo de banho em cinco minutos, desligando o chuveiro para se ensaboar.”


Gere menos impacto ao ambiente

“No lazer, procure programas que valorizem o ser, a companhia, a união e que gerem menos impactos negativos. No trabalho, tenha sua própria caneca para água e xícara para café. Em casa, separe seu lixo, descartando de forma correta.”


Bolsa de Mulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário