sexta-feira, 27 de julho de 2012

QUALIDADE DE VIDA


Mito ou verdade: a dieta mediterrânea aumenta a fertilidade?


Mito ou verdade: a dieta mediterrânea aumenta a fertilidade?
Conheça a dieta predileta de quem deseja manter o corpo enxuto e saudável para o verão.


Você sabia que a região mediterrânea é conhecida por ter os menores índices de doenças crônicas do mundo? Formado por alguns países da Europa, África e Ásia – como, por exemplo, Itália, França, Grécia e Espanha –, esse local é famoso pela longevidade de seus moradores.

Não sem motivo, a dieta desse povo vem fazendo muito sucesso em todo o mundo. Porém, junto com a fama, também surgiram alguns mitos, como o de que é possível aumentar a fertilidade somente seguindo à risca o infinito menu típico dessa população.

De acordo com os nutricionistas,  não existe nenhum estudo científico que comprove que, de fato, a dieta mediterrânea aumenta a fertilidade. Entretanto, é certo dizer que ela sempre foi associada à vida longa e faz muito bem à saúde.

Os alimentos consumidos pelas pessoas que vivem nesse território são bem diferentes dos consumidos pelos brasileiros. Não é comum, por exemplo, eles ingerirem com frequência carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e, inclusive, os principais vilões de quem deseja emagrecer: os doces.

A dieta mediterrânea é composta basicamente por legumes, cereais integrais, sementes, óleos nobres, queijos, iogurtes, hortaliças, peixes, leites, azeite e até vinho. Alguns desses alimentos, como os peixes, ricos em ômega-3, e as frutas, são fonte de nutrientes extremamente essenciais para o nosso organismo, principalmente para as gestantes e para as mulheres que estão amamentando.

Para manter a saúde em dia, é importante que todas as pessoas – e não só quem planeja engravidar –, agreguem um pouco desses hábitos alimentares ao seu dia a dia, afinal uma alimentação balanceada traz muitos benefícios ao corpo, não é mesmo?
Os cereais integrais fornecem a energia de que precisamos e contêm fibras, que, além de fazerem bem para a digestão e para o funcionamento do intestino, podem evitar o câncer de cólon e diminuir o colesterol ruim.

Outro alimento fundamental para o organismo é o iogurte, que é fonte de cálcio e contribui para a prevenção da osteoporose, doença que atinge muitos idosos no Brasil.

Já o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares. Porém, não é recomendável para gestantes e mulheres que estão amamentando. Além disso, de acordo com a cultura mediterrânea, o consumo da bebida deve ser feito durante as refeições, pois os alimentos diminuem os efeitos tóxicos do álcool no corpo. Portanto, uma taça na hora do jantar é suficiente!

 Para contribuir ainda mais com o seu organismo, substitua os óleos de soja e girassol pelo azeite de oliva, que também é um ingrediente muito consumido nessa dieta. Rico em antioxidantes e ácido graxo monoinsaturado, atua no colesterol, favorecendo a saúde do coração. Porém, segundo os mediterrâneos, o ideal é consumi-lo, diariamente, como tempero para saladas, carnes, peixes e até no preparo do arroz. Mas não esqueça: por ser um tipo de gordura, é calórico. Então, não abuse!

Para conquistar o corpo desejado de maneira saudável, o segredo é diminuir ou cortar de vez do menu os doces e as carnes vermelhas – se possível, substitua-as por peixes, como salmão, sardinha, bacalhau e cação.

Também é importante consumir frutas nutritivas, como laranja, pêssego, abacaxi, melancia, melão e papaia. Assim, além de esbanjar saúde, o que é essencial para manter o corpo em dia para uma gravidez tranquila, você terá mais chances de chegar à longevidade que a população mediterrânea alcançou.

Abaixo, confira receitas de saladas que, além de gostosas, vale por uma refeição completa:

Portal de Artesanato

Salada Mediterrânea na Torrada

Receita típica do Sul da Itália, Nápoles

torrada de pão amanhecido (usei pão italiano)
tomate maduro (na falta do tipo Sorrento, usei tomates cereja)
cebola (pouca)
rúcula
azeitonas verdes (usei pretas chilenas)
orégano
azeite extra-virgem de oliva
sal
manjericão fresco
Mussarela de búfala bolinha (opcional)

Modo de Fazer:

Cortar o tomate em cubos ou metades. Picar a cebola, o aipo e as azeitonas. Temperar com sal e muito azeite extra-virgem. Misturar bem. Completar acrescentando folhas de manjericão picadas e cobrir, com essa mistura, as fatias de pão.


Petit Chef



SALADA MEDITERRÂNEA


 


Ingredientes:

100g de espaguete integral
6 tomates cerejasTamanho da fonte cortados ao meio
4 bolas de mussarela de búfala
8 folhas de manjericão
QB de sal, pimenta do reino
QB de azeite de oliva
 
 
Modo de Preparo:
 
Cozinhe o espaguete al dente, espere esfriar. Coloque num prato e acrescente o tomate, a mussarela de búfala e o manjericão. Tempere com sal, pimenta e azeite de oliva.

Petit Chef





Salada Grega




Ingredientes:


3 Tomates picados
3 pepinos
1 pimentão verde em rodelas bem finas
150g azeitonas pretas
200g de queijo tipo feta


Molho:


3 colheres das de sopa de vinagre branco
3 colheres das de sopa de óleo de soja
sal a gosto


Misture os legumes picados, inclusive o queijo. Faça o molho misturando sobre a salada.







Bolo de maçã








2 maçãs
4 ovos
1 xícara e meia das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de óleo de milho
1 xícara das de chá de leite
1 colher das de sobremesa de canela em pó
1 colher das de sopa de fermento em pó
2 xícaras das de chá de trigo


Preparo:


Faça um creme batendo na batedeira as gemas, o óleo e o açúcar, até que fique branquinho. Junte ao creme o leite, batendo levemente e acrescente a farinha de trigo, as duas claras em neve, a canela, o fermento em pó e as maçãs picadas. Leve ao forno e asse em forno pré aquecido.

Teka Tun

Nenhum comentário:

Postar um comentário